Blog Post

Cinco dicas para minimizar lesões no início das atividades físicas

ideallize AC • set. 23, 2019

Confira o passo a passo do fisioterapeuta Leonardo Dantas

Muito comuns, as dores ou até as lesões durante os exercícios físicos podem ter variadas causas. Mas, a principal delas é o mal preparo e a falta de orientação na realização destas atividades. Pensando nisso, fisioterapeuta e sócio da Revigore, Leonardo Dantas, preparou uma lista com cinco dicas para minimizar qualquer tipo de problema no início do trabalho escolhido. Não significa que vai ser possível evitar completamente, já que todo exercício esportivo tem risco de gerar lesões. Sendo assim, a prevenção é apenas para diminuir a recorrência dessa possibilidade.

As lesões musculares são os danos causados no músculo por diversos mecanismos, seja por trauma direto, laceração ou isquemia. O problema começa a partir do momento em que o músculo é levado além do seu limite de comprimento ou seu esforço, causando lesões musculares graves. Em uma lesão, os primeiros sintomas são dores fortes, presença de hematoma, edema e dificuldade para movimentar o músculo lesionado. O diagnóstico é realizado por exame clínico.

Vamos, então, às dicas para minimizar estas complicações?

1) Aquecimento é o primeiro passo

O aquecimento anterior ao início do exercício é fundamental para que o corpo comece a se preparar para os movimentos aos quais ele será submetido. O aquecimento provoca diversas mudanças no organismo, como o aumento da temperatura muscular e maior recrutamento neuromuscular. Esses fatores sã9o preponderantes não apenas para evitar lesões, como, também, para melhora da performance na atividade.

2) Alongamento precisa ser adequado

Sabe aquele alongamento em que você se mantém parado em uma posição durante alguns segundos? Então, ele é chamado de estático e atua negativamente na rigidez musculotendíneo e no reflexo neuromuscular. Isso diminui a força e a potência muscular. Ou seja, alongamento estático antes não é recomendado. O ideal é você realizar rotineiramente algum exercício que una flexibilidade e mobilidade articular.

3) Movimentos devem ser parecidos

O que isso significa? Os movimentos parecidos com aqueles que você irá executar durante a atividade ajudam na adaptação do seu corpo ao que irá acontecer posteriormente. Ou seja, realizar os exercícios dentro de um padrão biomecânico, coordenado, harmônico e com consciência corporal. Por exemplo: se vai jogar futebol, o ideal é simular movimentos como os de chute, salto, agachamentos, etc.

4) Fortalecimento muscular tem que ser regular, mas sem overtraining

Fazer fortalecimento muscular regularmente significa preparar o corpo para esta e outras atividades futuras. Isso não quer dizer que tem que chegar ao ponto de um excesso de treinamento. Dessa forma, você acaba trazendo um processo de exaustão ao músculo, indo além da capacidade máxima (o chamado overtraining). Isso abre o caminho para as lesões.

5) Perceba os sinais do seu corpo

Antes de iniciar qualquer atividade, sinta seu corpo. Doeu aquela parte? Perceba se ela melhora durante a atividade. Se for piorando, em quanto tempo ela começa a piorar? Será que diminuindo a carga melhora? Não force demais! Isso pode ser um bom indicativo para a evolução no processo de reabilitação.
Por Ideallize AC 24 jan., 2020
Dores nas costas podem ser causadas por conta de alguma lesão, mas, na maioria dos casos, o problema é a postura inadequada. Se seus ombros tendem a cair para frente ou seu corpo fica curvado, essa deve ser a sua vilã. Caso não seja corrigida, a falta de alinhamento pode piorar. Calma que, na maioria das vezes, esse é um problema solucionável. A forma correta da postura consiste em ombros alinhados e ambos os polegares apontando para frente. Sabe-se que alguns exercícios simples podem ajudar a manter a posição adequada. Ou seja, a ideia é treinar a coluna para que ela se alinhe. Por isso, hoje trazemos cinco atitudes do dia a dia que podem te ajudar a corrigir a postura. 1) Praticar atividades físicas regularmente, mantendo os músculos fortes; 2) Ter consciência corporal e entender seu corpo, ajustando-o no decorrer do dia; 3) Fazer alongamentos deitado e na parede (principalmente de ombros e peito); 4) Colocar as mãos na cabeça e esticar a coluna para trás e pra frente; 5) Sempre que possível evitar posições sentadas por longos períodos e variar para ficar em pé ou andar um pouco. A cada 40 ou 50 minutos sentado, procurar levantar da posição. Essas cinco atitudes podem ajudar e, em algumas situações, solucionar. Mas, claro que procurar um fisioterapeuta é fundamental para entender o seu problema específico na coluna e como melhor tratá-lo sem riscos à sua saúde. O recomendado é buscar ajuda quando sentir dor nas costas, nos ombros, no pescoço ou tensional na cabeça.
Por Ideallize AC 27 dez., 2019
A Reeducação Postural Global, mais conhecida como RPG, é um método fisioterapêutico cuja finalidade é corrigir problemas posturais. Combinado a isso, o objetivo é prevenir e tratar lesões osteomusculares e outras alterações de postura. Mas, estes não são os únicos benefícios. De acordo com a Sociedade Brasileira de RPG, são três seus princípios fundamentais: individualidade; causalidade; e globalidade. O trabalho é manual e se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia. São alguns eles: problemas morfológicos; problemas posturais; lesões articulares; patologias reumáticas; sequelas neurológicas espásticas; problemas traumáticos; doenças respiratórias. Os tratamentos são individuais e duram cerca de uma hora, podendo ser praticados para prevenção e manutenção. Listamos aqui seis benefícios do método, que vem, cada vez mais, ganhando notabilidade devido à sua eficácia e abrangência: 1) Revalorizar função estática dos músculos, alongando-os 2) Corrigir posicionamentos e postura 3) Melhorar a respiração 4) Eliminar dores específicas e/ou crônicas 5) Trabalhar problemas na coluna 6) Tratar e evitar lesões
Neopilates une pilates a acrobacias circenses e treinamento funcional
Por Ideallize AC 10 dez., 2019
A atividade é nova, mas tem feito o maior sucesso aqui na Revigore. Conheça os principais benefícios!
Pilates ajuda a melhorar a postura e fortalece os músculos
Por Ideallize AC 10 set., 2019
O pilates é uma das atividades mais completas que existe, capaz de movimentar e fortalecer o corpo.
Objetivo do shiatsu é criar um equilíbrio físico, mental e espiritual
Por Ideallize AC 29 ago., 2019
Hoje falaremos sobre uma prática terapêutica milenar e que quem conhece não larga: o shiatsu
Sete bons motivos para trocar a academia convencional pelo TRX
Por Ideallize AC 21 ago., 2019
Separamos sete motivos para você trocar a academia convencional pelo TRX e agendar uma aula experimental na Revigore.
Fisioterapia ajuda a previnir lesão em atletas
Por Leonardo Dantas * 08 ago., 2019
Equipe da Revigore realiza testes específicos baseado em estudos para avaliar risco de lesões em atividades.
Por ideallize AC 29 jul., 2019
A revigore oferece esse tipo de serviço, onde boa parte das atividades são feitas com exercícios lúdicos e jogos
Acupuntura equilibra energia e ajuda no tratamento de distúrbios e doenças
Por Ideallize AC 22 jul., 2019