Blog Post

Técnica milenar, acupuntura equilibra energia e ajuda no tratamento de distúrbios e doenças

Ideallize AC • jul. 22, 2019

Não há contraindicação contra a técnica e qualquer pessoa pode fazer

A acupuntura é uma intervenção milenar originária da China e um dos tratamentos mais antigos do mundo. Ela reúne práticas terapêuticas inspiradas nas tradições médicas orientais, podendo ser resumida como uma terapia que se utiliza de agulhas para estimular pontos específicos do corpo. O objetivo é equilibrar a energia do paciente e sua interação com o meio ambiente. E é justamente essa energia o ponto central da técnica e que ainda causa dúvida em algumas pessoas: ela não pode ser visualizada ou tocada, e apenas pessoas mais atenciosas conseguem senti-la, tornando difícil provar sua existência, sem que se passe por uma experiência específica.

A explicação é simples: todos nós temos milhares de veias e artérias, como um complexo encanamento, responsável em garantir que cada milímetro do corpo seja nutrido com sangue. Para a acupuntura, existe uma segunda rede complexa de transmissão, que carrega a energia, também nutrindo nosso corpo. Este sistema permite que ela seja levada de forma equilibrada a todos os tecidos, órgãos, vísceras, músculos, tendões, ossos, entre outros. Neste caso, a acupuntura acredita que dores e doenças são alterações no equilíbrio energético, seja no fluxo ou na concentração. As agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas, são capazes de promover saúde.

Falando em agulha, ela é o material mais evoluído que temos atualmente, sendo a responsável por estimular os pontos corporais que auxiliam nos tratamentos energéticos. O objetivo é ativar as terminações nervosas da pele e dos outros tecidos, enviando ao cérebro o que desencadeia diferentes efeitos, como, por exemplo, ação analgésica e anti-inflamatória. Por isso, são capazes de tratar doenças físicas ou emocionais, como sinusite, asma, enxaqueca e artrite, além de melhorar o sistema imunológico. Caso a pessoa tenha receio ou pavor de agulhas, os estímulos podem ser feitos de outras maneiras, como com ímãs, sementes de mostarda, esferas metálicas ou sintéticas, etc.

Por que começar a fazer?

Não há contraindicação, qualquer um pode fazer acupuntura. Os motivos para recorrer à prática são diversos, mas os principais costumam ser: dores; insônia; depressão; doenças respiratórias, oftalmológicas e gastrointestinais; controle de ansiedade e estresse; problemas ortopédicos e nas costas. Outros mais complexos, como tratamento de tumores, no coração e alterações hormonais, devem ser acompanhados por médicos, em trabalho conjunto.

Uma sessão de acupuntura se inicia com a avaliação energética, sendo identificadas as causas dos distúrbios que geram os sintomas informados. O diagnóstico é feito após o questionamento de diferentes aspectos da vida do paciente e a observação de manifestações físicas, como pulsação, respiração, cor e aspecto de pele e língua. Assim que o problema é reconhecido, os pontos são escolhidos para iniciar a inserção das agulhas (esterilizadas e descartáveis). Na maioria das vezes, a pessoa fica deitada de 15 a 40minutos com elas.

A melhora pode ser sentida de imediato ou após alguns dias, dependendo de cada paciente. Por isso, não tem como prever o número de sessões até a alta. Muitas vezes, ao fim de uma consulta, são feitas orientações que incluem mudanças na alimentação, na rotina, no comportamento e relacionadas ao aspecto energético. Em alguns casos, os pacientes podem se sentir estranhos após uma sessão, pois foram estimulados de uma maneira bem diferente do que estão acostumados. Não são raros os casos em que sentem alterações no intestino, estômago, urina ou até comportamentais, mas que duram apenas alguns dias. Tudo isso indica que a energia do corpo está sendo alterada para encontrar um novo equilíbrio.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a acupuntura um complemento da medicina moderna, buscando a recuperação do organismo como um todo e normalizando funções alteradas. No Brasil, é reconhecida como especialidade médica e de fisioterapia e de terapia ocupacional, e consta na Tabela do Sistema de Informações Ambulatoriais do Ministério da Saúde. A acupuntura continua em constante evolução, com diversos estudos em andamento, além de desenvolver novas técnicas e associações com outros tipos de tratamentos, potencializando resultados. Apesar de muito antiga, ela está cada dia mais moderna e popular!

Quer saber mais? Clique aqui para mandar uma mensagem que entraremos em contato
Por Ideallize AC 24 jan., 2020
Dores nas costas podem ser causadas por conta de alguma lesão, mas, na maioria dos casos, o problema é a postura inadequada. Se seus ombros tendem a cair para frente ou seu corpo fica curvado, essa deve ser a sua vilã. Caso não seja corrigida, a falta de alinhamento pode piorar. Calma que, na maioria das vezes, esse é um problema solucionável. A forma correta da postura consiste em ombros alinhados e ambos os polegares apontando para frente. Sabe-se que alguns exercícios simples podem ajudar a manter a posição adequada. Ou seja, a ideia é treinar a coluna para que ela se alinhe. Por isso, hoje trazemos cinco atitudes do dia a dia que podem te ajudar a corrigir a postura. 1) Praticar atividades físicas regularmente, mantendo os músculos fortes; 2) Ter consciência corporal e entender seu corpo, ajustando-o no decorrer do dia; 3) Fazer alongamentos deitado e na parede (principalmente de ombros e peito); 4) Colocar as mãos na cabeça e esticar a coluna para trás e pra frente; 5) Sempre que possível evitar posições sentadas por longos períodos e variar para ficar em pé ou andar um pouco. A cada 40 ou 50 minutos sentado, procurar levantar da posição. Essas cinco atitudes podem ajudar e, em algumas situações, solucionar. Mas, claro que procurar um fisioterapeuta é fundamental para entender o seu problema específico na coluna e como melhor tratá-lo sem riscos à sua saúde. O recomendado é buscar ajuda quando sentir dor nas costas, nos ombros, no pescoço ou tensional na cabeça.
Por Ideallize AC 27 dez., 2019
A Reeducação Postural Global, mais conhecida como RPG, é um método fisioterapêutico cuja finalidade é corrigir problemas posturais. Combinado a isso, o objetivo é prevenir e tratar lesões osteomusculares e outras alterações de postura. Mas, estes não são os únicos benefícios. De acordo com a Sociedade Brasileira de RPG, são três seus princípios fundamentais: individualidade; causalidade; e globalidade. O trabalho é manual e se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia. São alguns eles: problemas morfológicos; problemas posturais; lesões articulares; patologias reumáticas; sequelas neurológicas espásticas; problemas traumáticos; doenças respiratórias. Os tratamentos são individuais e duram cerca de uma hora, podendo ser praticados para prevenção e manutenção. Listamos aqui seis benefícios do método, que vem, cada vez mais, ganhando notabilidade devido à sua eficácia e abrangência: 1) Revalorizar função estática dos músculos, alongando-os 2) Corrigir posicionamentos e postura 3) Melhorar a respiração 4) Eliminar dores específicas e/ou crônicas 5) Trabalhar problemas na coluna 6) Tratar e evitar lesões
Neopilates une pilates a acrobacias circenses e treinamento funcional
Por Ideallize AC 10 dez., 2019
A atividade é nova, mas tem feito o maior sucesso aqui na Revigore. Conheça os principais benefícios!
Cinco dicas para minimizar lesões no início das atividades
Por ideallize AC 23 set., 2019
O fisioterapeuta e sócio da Revigore, Leonardo Dantas, preparou uma lista com cinco dicas para minimizar qualquer tipo de problema.
Pilates ajuda a melhorar a postura e fortalece os músculos
Por Ideallize AC 10 set., 2019
O pilates é uma das atividades mais completas que existe, capaz de movimentar e fortalecer o corpo.
Objetivo do shiatsu é criar um equilíbrio físico, mental e espiritual
Por Ideallize AC 29 ago., 2019
Hoje falaremos sobre uma prática terapêutica milenar e que quem conhece não larga: o shiatsu
Sete bons motivos para trocar a academia convencional pelo TRX
Por Ideallize AC 21 ago., 2019
Separamos sete motivos para você trocar a academia convencional pelo TRX e agendar uma aula experimental na Revigore.
Fisioterapia ajuda a previnir lesão em atletas
Por Leonardo Dantas * 08 ago., 2019
Equipe da Revigore realiza testes específicos baseado em estudos para avaliar risco de lesões em atividades.
Por ideallize AC 29 jul., 2019
A revigore oferece esse tipo de serviço, onde boa parte das atividades são feitas com exercícios lúdicos e jogos